10 dias que (talvez) mudarão sua vida

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Em meados de 2011, comecei a ouvir a palavra Vipassana em toda parte: nas Philosopher Notes de Brian Johnson, em livros, em artigos da Internet. Todos colocaram essa técnica de meditação no teto, e alguns até alegaram que a meditação diária era o hábito que teve o maior impacto em suas vidas.

Alguns meses depois, meu querido A. P. me escreveu uma mensagem recomendando um blog chamado Mais sobre segundas-feiras. “Acho que você vai gostar”, disse ele. Ela estava certa, porque era o blog pessoal de Marina de Psicosupervive, agora uma boa amiga.

No Mais na segunda-feiraAlém dos grandes posts sobre Bertín Osborne e seu gaspacho e sobre o cubo de Rubik, me deparei com – surpresa! – vários artigos sobre meditação Vipassana. Aparentemente, Marina fez vários cursos e sua experiência foi muito positiva.

Tudo isso me pareceu mais do que apenas uma coincidência, então escrevi um e-mail para Marina contando como ela havia encontrado seu site e fazendo algumas perguntas meditativas. Sua resposta foi bastante convincente:

Não sei explicar, mas Vipassana mudou minha vida. Era como se até então ele estivesse tropeçando nas ruas escuras e de repente alguém acendesse a luz. Ou me dê uma lanterna. (…) Como diz um amigo meu que também medita, são apenas dez dias e eles podem mudar sua vida. »

Eu não precisava mais ouvir. Alguns dias depois, inscrevi-me em um dos famosos cursos de 10 dias. Eu passava minhas férias de Natal meditando.

Por que meditar?

Os benefícios da meditação atençãoComo esse tipo de meditação é conhecido nos círculos americanos, eles são muitos e foram cientificamente comprovados.

Segundo os especialistas, meditar pode ajudá-lo, entre outras coisas, a:

Com tantos benefícios e testemunhos positivos, tive que experimentar a meditação para ver se era tão bonita quanto pintada.

O que é Vipassana?

A palavra Vipassana significa “ver as coisas como realmente são”, e é a técnica de meditação que Gautama Buddha, o fundador do budismo, usou para alcançar a iluminação.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, esse tipo de meditação não consiste em sentar-se para estudar seus pensamentos e refletir sobre a vida, mas em observar seu corpo e sua mente. Apenas observe, sem nenhuma reação. Ao fazer isso – de acordo com a tradição budista – você está gradualmente se libertando do apego e aversão que acumulou ao longo do tempo e que são a causa de sua infelicidade.

O que eu mais gosto na meditação Vipassana é que é uma técnica muito pragmática. Em outras palavras, o que importa é que você acaba recebendo os benefícios da meditação, e tudo o mais é secundário. Por exemplo, durante o curso, eles explicam um pouco da teoria budista, mas ao mesmo tempo dizem: “Se você não acredita nisso, nada acontece, mas continue praticando, porque é isso que conta e o que o fará mais feliz. » Isso contrasta fortemente com a maioria das religiões, nas quais parece que a única coisa que importa é que você siga rigorosamente as regras deles.

Como aprender a meditação Vipassana passo a passo

A meditação Vipassana é ensinada em cursos de 10 dias. Existem cursos mais longos e mais curtos para estudantes avançados, mas para iniciantes o mínimo é de 10 dias.

Os cursos acontecem em centros de meditação em todo o mundo e sempre seguem a mesma estrutura e função. De fato, até o professor é sempre o mesmo: S. N. Goenka, um birmanês considerado o principal professor de Vipassana da vida. Embora dois outros professores vão para o centro, um para homens e outro para mulheres, eles são apenas professores auxiliares cuja única função é dirigir o curso, colocar e parar as fitas de Goenka e responder às perguntas dos alunos.

Os centros de meditação estão localizados em áreas remotas da cidade, para que haja um silêncio total. Eles têm três áreas bem diferenciadas: quartos, sala de jantar e salão de meditação. Homens e mulheres são separados durante o curso, com sua própria sala de jantar, quarto e professor. Eles só se encontram no salão durante meditações em grupo, e ainda assim se sentam em áreas separadas.

REGRAS

Durante os 10 dias em que você está no centro, você deve respeitar os seguintes preceitos:

  1. Não mate nenhum ser vivo
  2. Não roubar
  3. Não ter nenhum tipo de atividade sexual
  4. Não mentir
  5. Não tome substâncias intoxicantes
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Além disso, é obrigatório seguir várias regras:

  • Aceite as instruções do professor, sem ignorar ou adicionar nada.
  • Abandone (temporariamente, apenas durante a duração do curso) todos os ritos ou cerimônias de outras religiões.
  • Mantenha o Noble Silence durante a duração do curso. Em outras palavras, evite qualquer tipo de comunicação com outros alunos, seja falado, escrito ou gesticulado. Só é permitido se comunicar com o professor em caso de problemas com alimentação, saúde, etc.
  • Evite qualquer tipo de contato físico.
  • Evite qualquer forma de exercício físico, incluindo ioga. É permitido caminhar para esticar as pernas.
  • Vista roupas simples, modestas e confortáveis. Nenhuma roupa ousada que possa desconcentrar o resto dos meditadores.
  • Não leia, escreva ou ouça música.
  • Desista de todo contato com o exterior, exceto em caso de emergência. No início do curso, você deve devolver o telefone celular e não pode buscá-lo até o último dia. É proibido deixar o centro durante os 10 dias em que você estiver lá

Como você pode ver, as regras são muito rígidas porque visam não distraí-lo e aprender a técnica corretamente, mas se você parar para pensar sobre isso, faz muito sentido. Por exemplo, eles não permitem que você converse com outros alunos, porque cada pessoa deve experimentar a meditação e, se um parceiro lhe disser que “sentiu uma energia muito forte no peito”, você pode pensar que precisa sentir o mesmo e que, se não for, é porque você está fazendo errado, quando não é verdade.

CRONOGRAMA

A programação de cada dia é a seguinte:

4:00O gongo soa, levante-se! Quem acorda cedo, o Buda ajuda
4: 30-6: 30Meditação no corredor ou no seu quarto
6: 30-8: 00Café da manhã
8: 00-9: 00Meditação em grupo no corredor
9: 00-11: 00Meditação no corredor ou no seu quarto, de acordo com as instruções do professor
11: 00-12: 00almoço
12: 00-13: 00Descanso e entrevistas com o professor
13: 00-14: 30Meditação no corredor ou no seu quarto
14: 30-15: 30Meditação em grupo no corredor
15: 30-17: 00Meditação no corredor ou no seu quarto, de acordo com as instruções do professor
17: 00-18: 00Hora do chá
18: 00-19: 00Meditação em grupo no corredor
19: 00-20: 15Discurso do professor no corredor
20: 15-21: 00Meditação em grupo no corredor
21: 00-21: 30Perguntas e respostas no salão
21:30As luzes estão apagadas. Hora de dormir

meditação vipassana guiada

A comida é vegetariana, mas pelo menos no meu centro estava deliciosa. É preparado por ex-alunos que estão lá como voluntários. Durante a hora do chá, você pode tomar uma bebida quente e comer algumas frutas.

O discurso do professor é um vídeo de Goenka no qual ele fala sobre o budismo e explica a teoria por trás do que você praticou naquele dia. Foi uma parte do curso que achei muito divertida e interessante.

O que é meditação Vipassana

Durante o curso de 10 dias, você aprenderá a técnica de meditação Vipassana.

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Diz-se que essa técnica está perdida há séculos, mas o Buda a redescobriu há mais de 2.600 anos. Desde então, ele foi transmitido de geração em geração até chegar a Sayagyi U Ba Khin, que foi ensinado por S. N. Goenka, que por sua vez o ensinará a você 🙂

O curso tem duas partes distintas:

  • Anapana. Nos primeiros três dias, tudo o que você faz é observar a respiração. Não faça exercícios respiratórios, apenas observe. Observe como você respira, como o ar entra e sai do nariz, como viaja pela faringe e enche os pulmões. Se sua respiração é rápida, você observa que é rápida e, se lenta, observa que é lenta, mas em nenhum dos casos você reage. O objetivo de anapana é aguçar sua consciência para se preparar para a segunda parte do curso.
  • Vipassana. No quarto dia, há um evento especial e Goeka, através dos palestrantes, explica a verdadeira técnica da meditação Vipassana. A partir de então, Anapana é interrompido e o Vipassana é praticado pelo resto do curso. A meditação Vipassana consiste em percorrer o corpo da cabeça aos pés, parando para observar as sensações em cada ponto. Apenas observe, sem reagir. O objetivo é que você se conscientize da natureza mutável do corpo e da mente e, assim, experimente verdades universais. É mais difícil do que parece e serve para perceber que, ao longo dos anos, você parou de sentir algumas partes do seu corpo.
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No último dia, eles ensinam uma nova técnica chamada Metta, e ao meio-dia (finalmente!) o Silêncio Nobre aumenta.

Minha experiência pessoal

Eu sou uma daquelas pessoas que sempre tem que estar fazendo algo produtivo. Eu me considero incapaz de ficar sentada sem fazer nada, apenas “ser”. Essa foi uma das razões pelas quais eu queria experimentar a meditação, para ver se seria capaz de ficar comigo mesma sem a necessidade de estímulos externos.

Para ser sincero, antes de ir para o curso de Vipassana, pensei que quando me sentasse no primeiro dia para meditar e pensasse que precisaria fazer isso por 10 dias, 12 horas por dia, teria um ataque de convulsão. ansiedade e ia sair dali. Eu estava errado. Quando me sentei para meditar no primeiro dia, senti-me especialmente relaxado.

Meu centro de meditação era uma fazenda a 2 horas de carro de Seattle. O ambiente era muito agradável, cercado por vegetação e sem barulho. Havia até uma família de veados que morava lá e que você podia ver andando todas as tardes. Os quartos tinham banheiro e duas camas separadas por uma parede. O centro forneceu cobertores e almofadas para meditação, para que você não precisasse levá-los de casa, se não quisesse.

Os primeiros dias passaram muito rapidamente, mas a partir do sexto dia as coisas começaram a subir. Tudo doía estar sempre sentado na mesma posição e o tempo passou muuuuito lento. Eu queria sair de lá, mas tinha percorrido um longo caminho e tinha que terminar de qualquer maneira.

No sétimo dia, tive uma experiência muito interessante. No final de um dos períodos de meditação, comecei a sentir muito calor no meu corpo. Era desconfortável, mas ao mesmo tempo libertador. A sensação durou vários minutos e, quando terminei, me senti muito bem. Não tenho ideia do que era, porque nunca mais experimentei algo assim.

O último dia, quando você pode falar novamente, é o melhor. A alegria que você sente não pode ser explicada em palavras. Lembro-me de alguns companheiros correndo pela grama cantando e gritando de felicidade.

É muito interessante falar pela primeira vez com pessoas que você vê continuamente há 10 dias. Você coloca nomes em sua cabeça, atribui-lhes personalidades (aquela na camisola do Yankees, o que parece sério; aquele de barba, que sempre aparece em primeiro lugar na fila do café da manhã …) e quando você finalmente conversa com eles, eles o surpreendem completamente.

Finalmente, o retorno à civilização exigiu um período de adaptação. Voltei a Seattle em 1º de janeiro e me senti estranha interagindo com outras pessoas e andando entre prédios. Minha namorada me disse que estava agindo de uma maneira muito estranha, mas passou alguns dias depois.

Resultados e conclusões

Antes de mais, gostaria de esclarecer as possíveis expectativas errôneas que você pode ter sobre os cursos de Vipassana.

Não espere alcançar a iluminação ou se libertar de todo o seu sofrimento em apenas 10 dias, porque isso não acontecerá. Você notará efeitos positivos, sim, mas todos os seus problemas não serão resolvidos magicamente ou de repente você se sentirá profundamente feliz. Lembre-se de que o único objetivo do curso é ensinar a técnica e ajudá-lo a implantar o hábito da meditação em sua vida, nada mais.

No meu caso, foi o que experimentei após meu retiro de 10 dias:

  • Maior percepção. Senti como se o volume dos meus sentimentos e emoções tivesse aumentado. Lembro-me de ir para casa no meu carro, comecei a ouvir algumas das minhas músicas favoritas e não pude deixar de rasgar minhas emoções. Porra, como esse cara é bom! pensamento É como se de repente eu pudesse apreciar tudo muito mais.
  • Maior clareza mental. Quando você fica 10 dias sem Internet, televisão ou publicidade, percebe a quantidade de estímulos externos aos quais estamos expostos todos os dias. De repente, você para de pensar em muitas coisas e desfruta de maior paz interior. Por exemplo, no meu caso, quando parei de ler a Marca e ouvir o jogo das 12 horas, percebi que não pensava mais em Cristiano Ronaldo ou Real Madrid.
  • Maior capacidade de resposta. Quando algo negativo aconteceu na minha vida, como encontrar um engarrafamento depois do trabalho, notei que, em vez de ficar com raiva e xingar automaticamente, eu tinha alguns segundos extras para reagir e pensar: “Bem, isso é apenas um engarrafamento, não faz sentido ficar bravo. Na verdade, eu deveria estar agradecido por ter um carro! Vou aproveitar a oportunidade para relaxar e ouvir música ou um bom podcast.
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Apesar de todas essas coisas boas, não consegui manter o hábito de meditar por mais de uma semana e acabei me deixando levar pelo turbilhão do dia a dia. 🙁 Ainda assim, considero que a experiência do curso foi muito positiva e me ensinou muitas coisas. . Meu plano é meditar todos os dias por 15 a 30 minutos quando paro de viajar e me instalo em um local fixo.

Se você tiver tempo e vontade, recomendo que faça um curso de Vipassana. O investimento é muito pequeno (apenas 10 dias) e a experiência tem o potencial de mudar sua vida. Por que não tentar? Você não tem nada a perder! Além disso, começar a meditar é complicado e estar em um ambiente perfeito para praticar como o dos cursos ajuda muito, principalmente no início.

A experiência é difícil, não vou enganar você. Ele o testará de maneiras desconhecidas até então; você vai ter dificuldade e quer fugir; suas pernas, bunda e costas doerão; Mas quando terminar, você perceberá que é um pouco mais sábio, sentirá orgulho de si mesmo e ficará feliz por ter ido ao curso.

Como se inscrever em um curso de meditação Vipassana de 10 dias

Se, depois de ler este boleto, fui capaz de encorajá-lo a experimentar a meditação, você pode se inscrever no seu primeiro curso em um desses sites:

Os cursos são muito bem-sucedidos e são preenchidos muito rapidamente, especialmente os locais para mulheres, então você precisa se inscrever com vários meses de antecedência.

Mesmo que você não tenha certeza se a meditação é para você ou se as datas são boas para você, eu recomendo que você se inscreva. Você pode cancelar seu registro a qualquer momento e o local não será perdido, porque a lista de espera geralmente é bastante longa.

Quanto custa?

É grátis. Sério, 10 dias de comida, acomodação e aprendizado gratuitos 🙂

Cursos e centros são suportados apenas por doações. No último dia, eles pedem que você doe, se você quiser, uma quantia em dinheiro de acordo com o que você tem e com a utilidade do que aprendeu para você.

Opiniões de outros meditadores

Alguns amigos e leitores do blog são meditadores regulares e praticam há muito tempo. Aqui você pode ler as opiniões deles sobre o assunto:

Se você é um leitor de Vivir al Máximo e, em algum momento, escreveu um post sobre sua experiência com meditação, entre em contato comigo para adicioná-lo à lista ou deixar o link em um comentário.

Perguntas frequentes

QUESTÃO: Estou preocupado em ficar na mesma posição por um longo tempo. Você é forçado a fazer a “flor de lótus”? É o da elasticidade, não é que eu exagere e me custa muito a postura feliz.

RESPONDA: Não se preocupe com a postura. Fiel à sua filosofia pragmática, eles são bastante flexíveis. Eles fazem você se sentar no chão, mas você pode sentar como quiser: de pernas cruzadas, de joelhos ou mesmo em alguns bancos meditativos que eles têm lá. A partir do quarto dia, eles pedem para você não reajustar sua postura durante a hora da meditação, mas se suas costas doem ou você tem algum problema, elas até lhe dão uma cadeira com as costas. Afinal, o que eles querem é que você medite.

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Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário com a sua pergunta e eu a responderei nesta seção.

Se você já fez um curso de Vipassana, eu apreciaria se você pudesse deixar um comentário contando sua experiência para ajudar outros leitores a saber o que esperar. Obrigado!

E, claro, se você terminar um curso de Vipassana após este post, terá uma obrigação moral de deixar um comentário e nos contar sobre sua experiência quando terminar! 🙂

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A foto é da sala de meditação do curso, vista de fora. Você não pode tirar a foto até o último dia em que meu celular foi devolvido.

Um grande abraço a Sergio de Mares, que me escreveu para fazer algumas perguntas sobre Vipassana e me inspirou a escrever este post.

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