Cansei de viver viajando

Faz cinco anos desde que deixei meu emprego na Microsoft para me tornar um nômade digital, ou seja, para viver viajando pelo mundo enquanto vivo online.

Durante todo esse tempo, estive em mais de 25 países diferentes, onde vivi experiências inesquecíveis:

• Eu visitei o palácio do Dalai Lama no Tibete
  • Vi a Espanha (perder) na Copa do Mundo no Brasil
  • Estive em um casamento indiano de 3 dias
  • Eu comi nos melhores restaurantes do mundo no Peru
  • Ou subi ao topo do Kilimanjaro na Tanzânia, entre outras coisas

Além disso, tive a oportunidade de viver uma temporada mais ou menos longa em cidades como Chiang Mai, Medellín, Barcelona, ​​Budapeste ou Praga.

Enquanto isso, meu negócio não parou de crescer.

Hoje, a Vivir al Máximo tem mais de 200.000 leitores mensais, mais de 80.000 assinantes e mais de 1.500 estudantes, e meus produtos e artigos mudaram a vida de milhares de pessoas, o que me deixa muito orgulhoso. .

Ser capaz de liderar esse estilo de vida nos últimos anos tem sido um sonho real para mim.

Considero um dos melhores estágios que me lembro e não o mudaria por nada no mundo.

Mas todo começo tem seu fim e, embora me custe muito reconhecê-lo, sinto que chegou a hora de dizê-lo:

Cansei de viver viajando

Enquanto antes o corpo me pedia novidade, conhecendo, descobrindo, passando de um lado para outro, agora me pergunta o contrário: rotina, estar calmo em um lugar que eu gosto e curtir tudo o que pode me oferecer uma vida mais estável E eu decidi ouvi-lo.

Neste post, vou lhe dizer quais são as razões que me levaram a tomar essa decisão difícil.

São razões pessoais, que têm a ver com mudanças na minha personalidade e nas minhas circunstâncias, mas que fizeram com que viver viajando parasse de fazer sentido para mim neste momento da minha vida.

Além disso, no final do artigo, mostrarei como abordarei a questão das viagens a partir de agora e quais são meus planos para o futuro próximo.

Espero que você goste e, acima de tudo, que faça você refletir 🙂

Por que eu decidi parar de viver viajando

1. Não tenho mais o mesmo desejo de viajar de antes

Lembro que quando saí da Microsoft tinha um desejo louco de viajar.

Não havia nada que eu quisesse mais no mundo.

Ele nunca esteve fora de casa por mais de três semanas seguidas e não havia feito viagens individuais, e necessário Viva essa experiência.

Eu queria conhecer novas pessoas e novos lugares, experimentar coisas diferentes …

Então foi o que eu fiz.

Peguei um avião para Bangkok sem passagem de volta.

Hoje, cinco anos e muitos quilômetros depois, sinto que chegou a hora de virar a página.

Eu já fui mochileiro, viajei tudo o que queria viajar e fiz tudo o que queria, e agora estou pronto para fechar esse estágio da minha vida e começar um novo.

Sem arrependimentos ou tristezas.

Não sei você, mas acho que ao longo da vida todos evoluímos naturalmente.

Em cada estágio, você precisa fazer o que toca, o que o corpo pede, e acho importante não resistir ou negar:

• Se você tiver que viajar, viaje
  • Se você tem que ser solteiro, gosta de ser solteiro
  • Se você precisa trabalhar como um animal para realizar um projeto, trabalhe como um animal

Só então você pode passar para o próximo estágio e ficar em paz consigo mesmo, sem desejar o passado, porque viveu bem o que tinha que viver.

Também acho importante saber quando um estágio se esgotou e não tentar segurá-lo, por mais feliz que tenha feito anos atrás.

Eu vivi isso há pouco tempo com videogames.

Como eu sempre amei, queria me deliciar, e ele me comprava de vez em quando esperando que eu fosse fisgado como antes.

Mas não deu certo.

Eu estava entediado como uma ostra e senti como se estivesse perdendo meu tempo.

Finalmente, tive a coragem de aceitar que não gostava mais de jogar no computador ou no Xbox e mudei esse amor pelo empreendedorismo, que também é um jogo, mas muito mais divertido e com muito mais sentido naquele momento da minha vida. .

Agora, sinto que estou em um ponto semelhante.

Viver viajando não me atrai mais nem me preenche como antes, e é melhor aceitá-lo, fechar esse estágio e iniciar outro.

2. Estou cansado de "redefinir" minha vida repetidamente

A maioria das atividades exige certa continuidade para poder fazê-las bem e se divertir.

Por exemplo, vamos colocar o Crossfit ou, em geral, qualquer esporte.

As primeiras duas semanas após o intervalo são horríveis, porque você vai treinar e no dia seguinte você tem alguns pontos que nem consegue mexer.

Mas pouco a pouco, à medida que você completa mais aulas, recupera o formulário e começa a se sentir melhor.

Você não tem mais atacadores (ou pelo menos eles não são tão terríveis), pode ir à caixa com mais frequência e os exercícios são mais satisfatórios.

E então, quando tudo roda, você faz uma viagem.

3 semanas na Ásia, de volta para casa e começando de novo: laços, forma baixa, preguiça …

Então, até você voltar para recuperar a rotina e, mais uma vez … você fará uma viagem novamente.

Bem, essa tem sido a minha vida em 2017.

"Reinicializações" regulares, não apenas na minha rotina de treinamento, mas também na minha rotina de trabalho, na minha rotina de escrita e em qualquer outra rotina que tentei manter.

No passado, enquanto viajava sozinho e por longos períodos, consegui mais ou menos bem nesse sentido.

Organizei-me para escrever pelo menos 1.000 palavras todos os dias e sempre intercalava períodos de ver coisas com períodos de rotina em uma cidade que eu conhecia bem como Chiang Mai, para equilibrar.

No entanto, quando você faz várias viagens curtas por ano com pessoas diferentes, é muito difícil ter continuidade, porque seus horários variam e os planos não dependem apenas de você.

No final, eu me cansei de carregar esse ritmo.

É exaustivo dedicar tanto esforço para que a bola comece e, quando finalmente estiver se movendo, pare e comece novamente.

Agora, o que estou procurando é o oposto: uma continuidade na minha vida que me permita funcionar 100% todos os dias e aproveitar essa inércia para construir coisas que valem a pena.

3. Quero dedicar meu tempo a projetos que exijam estar em um só lugar

O último trimestre de 2017 foi um período muito reflexivo da minha vida, no qual eu me fiz a seguinte pergunta várias vezes:

"O que eu faria se não precisasse me preocupar com dinheiro e pudesse fazer o que quisesse?"

Não vou me aprofundar nas respostas que vieram à mente, mas algumas delas foram …

• Faça um curso de programação na web e crie ferramentas que eu acho que deveriam existir (sim, eu realmente quero reagendar)
  • Crie produtos e artigos que resolvam problemas complexos para os quais não há uma boa solução no momento
  • Ou aprenda a falar checo fluentemente

Se você perceber, todos esses projetos exigem a estabilidade ou continuidade de que falei no ponto anterior.

E, para aprender um idioma, escreva um livro ou crie um aplicativo da web, você precisa ter uma rotina.

Você precisa se sentar para estudar, escrever ou programar todos os dias.

Você precisa render 100% e não pode se dar ao luxo de ficar com meia semana de folga com o jet lag ou perder tempo embalando e desembalando, reservando Airbnbs ou procurando o supermercado mais próximo.

Além disso, há o tema da minha namorada, que é outro "projeto importante que exige estar no mesmo lugar" (neste caso, na cidade onde ela mora).

Porque para que um relacionamento funcione é necessário dedicar tempo regularmente. Se você está lá o dia todo e seu parceiro não viaja com você, é impossível que isso ocorra, então chega um momento em que você deve escolher.

Eu já me vi naquela encruzilhada nos dias dele e escolhi viver viajando.

Naquela época, viajar pelo mundo era minha prioridade absoluta (muito à frente do relacionamento) e ser um nômade digital era o estilo de vida perfeito para tornar meu sonho realidade.

No entanto, agora que minhas prioridades mudaram, viajar vários meses por ano se tornou mais um fardo do que uma vantagem.

Por isso, ele tomou a decisão de parar e levar um tipo de vida diferente.

4. Quero estar 100% presente nas minhas viagens

Um dos maiores desafios que enfrentei nesses anos viajando pelo mundo com meu laptop foi combinar trabalho e prazer.

Para pessoas que têm um emprego normal, é muito simples: quando você está em casa, trabalha e quando viaja, gosta de se preocupar.

No entanto, quando você precisa gerenciar seus negócios enquanto viaja (porque sempre viaja), a coisa não é tão simples e você precisa se organizar.

Se você viaja sozinho, pode montá-lo como achar melhor, sem dar explicações a ninguém.

Por exemplo, você pode …

• Trabalhe de manhã e fique livre à tarde
  • Trabalhe à tarde e fique livre de manhã
  • Trabalhe sempre que tiver um buraco
  • Trabalhe duro vários dias da semana e fique livre o resto
  • Trabalhe duro um mês e outro mês quase nada

… ou qualquer outra combinação que você possa imaginar.

O verdadeiro problema surge quando você viaja com pessoas.

A menos que todos os seus companheiros sejam nômades e organizem viagens de vários meses durante os quais você trabalha juntos, ter que trabalhar enquanto sua namorada ou colegas está de férias é um verdadeiro incômodo.

Porque é claro, eles querem tirar vantagem e fazer as coisas com você, não ficando quatro horas na frente do laptop em uma lanchonete, como sempre …

Até recentemente, minha maneira de resolver essa situação era levar tempo de onde quer que estivesse para cumprir minhas obrigações trabalhistas.

Eu intencionalmente me excluí de algum plano de permanecer no chalé enquanto trabalhava, comecei a responder e-mails enquanto tomava café da manhã ou me levantei mais cedo para começar a escrever um artigo.

E embora isso tenha funcionado para mim mais ou menos bem, tive o grande inconveniente de não me deixar desconectar.

Minhas responsabilidades estavam sempre na minha cabeça, e eu nunca poderia estar totalmente presente no que estava fazendo.

Por esse motivo, e desde que tenho viajado juntos recentemente, decidi mudar a maneira como viajo.

Em vez de viver viajando e me jogar vários meses por ano no "modo nômade", com minha atenção dividida entre trabalho e viagem, prefiro passar mais tempo "em casa", com minha atenção 100% no trabalho e em meus projetos, e fazer viagens pontuais que eu sinto e apreciá-las sem preocupações.

No verão passado, tentei viajar sem laptop pela primeira vez em cinco anos e foi uma experiência incrível.

Não apenas desfrutei muito mais minhas férias com meus amigos, mas voltei para casa com uma nova cabeça cheia de idéias e vontade de trabalhar.

5. Meu corpo não é mais o que era

Quando comecei a viver viajando, em 2013, eu tinha 27 anos e era indestrutível.

Eu não me importava de pegar 18 horas de avião com três paradas, dormir em abrigos de pessoas mortas com pessoas roncando ou ficando até as cinco da manhã bebendo cerveja, que na manhã seguinte funcionava sem problemas.

Infelizmente, com o tempo, minha "resistência" piorou progressivamente e, onde eu mais notei, ela esteve no sonho.

Se eu não durmo bem uma noite, quando acordo, não sou uma pessoa.

Passo o dia todo no modo zumbi e não sou produtivo nem aprecio o que faço.

É por isso que quase nunca fico em quartos compartilhados – sei que quando um roncador me toca ou alguém chega bêbado no meio da noite e me acorda, sou vendido e fico cada vez mais preguiçoso com viagens transoceânicas com um jet lag de 8 horas.

Eu também notei uma grande mudança em como os passeios noturnos me afetam

Uma noite emendada é suicídio.

Não apenas porque o dia seguinte é um dia perdido, mas porque realmente me esmaga no nível físico.

Por exemplo, este Natal saiu duas vezes ao amanhecer e imediatamente adoeceu com febre.

Um desastre.

E bem, enquanto eu bebo, eu nem te digo …

Agora, a ressaca dura 2 ou 3 dias e está pior do que nunca: S

Veja bem, isso não significa que eu me tornei um homem velho que só quer ficar em casa na frente da TV. Em absoluto!

Estou mais ansioso para fazer as coisas e com mais energia do que nunca.

No entanto, percebi que o custo de viajar e cometer excessos é cada vez mais alto, por isso tenho que moderar nos dois aspectos para continuar desfrutando.

E agora que?

Na maioria das entrevistas que eles me fizeram nos últimos anos, depois de contar minha história, o entrevistador me fez a seguinte pergunta:

"Bem, Angel, e o que as pessoas que estão nos ouvindo têm que fazer para viver como você?"

E eu sempre respondia a mesma coisa:

«Viver viajando não é uma panacéia. Tem seus prós e contras, como qualquer outra opção. Portanto, acho que eles devem considerar primeiro se esse é o estilo de vida que os fará felizes e, somente nesse caso, tentar.

Hoje minha opinião sobre esse assunto permanece exatamente a mesma.

Embora tenha decidido deixar de ser um nômade digital pelas razões que acabei de explicar, ainda acho que é um estilo de vida fantástico para muitas pessoas e um milagre de que viver assim seja possível.

Então, se é realmente isso que você quer … vá em frente!

Encorajo-vos a lutar por isso com toda a sua força (aqui estão as minhas melhores dicas).

Para mim, esse foi um dos estágios mais bonitos da minha vida, em que aprendi muito, vivi experiências que me definiram como pessoa e conheci alguns dos meus melhores amigos, e estou muito feliz por ter feito o que o que eu fiz.

Da mesma forma, se você acha que ir com o laptop enquanto viaja não é para você, nada acontece.

Você pode viajar igualmente e não será menos legal por não ser um nômade digital.

Na verdade, acho que para a maioria das pessoas que querem viver viajando, é melhor ter um ano sabático que lhes permita viajar sem preocupações e depois voltar ao trabalho, iniciar seu próprio negócio ou qualquer outra coisa que entrar no negócio. confusão de administrar um negócio enquanto viaja.

Quanto a mim … não vou parar de viajar, está claro 🙂

Viajar é uma das minhas paixões, e acho que será ao longo da minha vida.

Simplesmente viajarei menos e o farei de maneira diferente.

Minha idéia é viver a maior parte do ano em um local fixo (agora Praga, a partir de março, certamente Barcelona), e fazer várias viagens específicas (menos que antes) com minha namorada e meus amigos, onde posso desconectar completamente e Não preciso levar meu laptop comigo.

Eu também quero que você saiba que não vou parar de escrever.

Living to the Maximum nunca foi um blog de viagem ou nômades digitais, mas um blog para ajudá-lo a definir o que é isso você você quer e cria uma vida para se adequar a você, e é isso que continuará sendo.

De fato, minha decisão se baseia precisamente nessa ideia. Para ter clareza sobre o que você quer e fazer você feliz a cada momento, e alinhe sua vida nessa direção.

Em suma!

Que este 2018 comece uma nova etapa da minha vida.

Uma etapa diferente

Um estágio que eu não sei aonde isso me levará, mas tenho certeza que virá carregado com bons tempos.

Muito obrigado por fazer parte e por se juntar a mim neste blog 🙂

Um abraço grande,
Angel.-

###

Foto: Aterragem de avião durante um nascer do sol maravilhoso

O post que eu cansei de viver viajando apareceu primeiro no Living ao máximo.

Blogs que devem ser lidos também:

Wi-Fi na estrada: é tão fácil estar online em qualquer lugar do mundo

Frases célebres sobre o sucesso

Alcançar CEO Nível de Produtividade como um Comerciante do Internet

Diretrizes de postagem de convidados por Google: STOP Procurando por backlinks

Como obter 10 afiliados inscreva-se em 24 horas

Instalar o corrector de Duden no Windows 8

O 2017 de Lifestyle to the Square: este tem sido nosso ano

Top 15 sites de postagem de trabalho gratuitos para encontrar um candidato adequado