Como evitar e prevenir lesões esportivas


Você está interessado em praticar um determinado esporte e quer saber as chaves para evitar lesões? Você foi ferido e quer saber o que precisa ser feito para evitar que isso aconteça novamente no futuro? Quais são os passos a seguir para seguir um programa desportivo eficaz sem risco de danificar o seu corpo?

No entanto, tendo em conta as lesões desportivas, tanto os jovens como os adultos são quase impossíveis de evitar. Se tivermos em conta algumas coisas, podemos ter a certeza de que estamos a fazer todo o possível para evitar qualquer prejuízo, reduzindo ao mesmo tempo o risco de as coisas se complicarem a longo prazo.

Que tipos de lesões existem? Lesões esportivas podem ser categorizadas em dois grupos bem distintos. Os tipos mais comuns de lesões esportivas são dois: agudo ou sobrecarga

  • Agudo. Esses tipos de lesões geralmente são o resultado de um único evento, no qual podem ser incluídos de fraturas, entorses ou luxações.
  • Lesões por sobrecarga. Por seu lado, eles são mais difíceis de diagnosticar, bem como tratar. Eles são sutis e seus efeitos aparecem ao longo do tempo, afetando os tendões, ossos e articulações.

Por que as lesões surgem?

Existem várias causas pelas quais uma lesão pode ocorrer. De um treinamento ruim, uma técnica inadequada, um equipamento inadequado ou, simplesmente, por questões biomecânicas ou anatômicas do indivíduo.

Como saber se tenho uma lesão?

A maioria das pessoas sente dor, mas se você quiser mais pistas para ajudá-lo a descobrir se realmente é uma lesão, então olhe os seguintes sintomas:

  • Evite apoiar o peso em uma determinada parte do corpo ou favorecer o apoio na parte que não está machucada.
  • dor ao usar uma certa parte do corpo
  • Rigidez articular ou muscular
  • Problemas respiratórios começaram
  • sensação permanente de fraqueza
  • Você tem problemas para dormir
  • Perda de sentimento em dedos e dedos dos pés
  • Pele irritada ou sensível
  • Dificuldade sentado ou subindo escadas
  • Sentindo dor de cabeça durante ou após a atividade esportiva.

Se durante a prática de e. jercicio você sente uma dor aguda, como pontos, é melhor parar o treinamento imediatamente. Continuar, apesar da dor, pode piorar a lesão e provavelmente exigir um tempo de recuperação mais longo.

Se você está preocupado com a gravidade da lesão, é melhor conversar com um médico para receber um diagnóstico confiável. Lembre-se que quanto mais cedo a lesão for diagnosticada, mais cedo você poderá voltar a praticar esportes.

Como evitar lesões esportivas?

90% das lesões esportivas ocorrem devido à ignorância das limitações físicas.

É importante saber se você pratica há anos ou se está pensando em começar a se exercitar pela primeira vez. Uma lesão esportiva é algo que pode acontecer a qualquer um

Felizmente, agora você pode descobrir o que você tem que fazer para evitá-los

Exercite-se para aplicar as técnicas e exercícios corretos

hoje podemos encontrar treinadores ou personal trainers que podem ajudá-lo a conhecer e aplicar as técnicas corretas, bem como evitar possíveis lesões.

O mais importante de tudo é que você ouça estas instruções, já que o A maioria das lesões causadas por sobrecarga deve-se a uma técnica imprecisa ou a um treinamento inadequado.

Antes de iniciar qualquer programa de atividades esportivas, é importante consultar um profissional para certificar-se de que este treinamento é compatível com sua condição. causará problemas crônicos ou recorrentes. Um especialista leva em conta o seu estado inicial e cuidadosamente diferencia os aspectos que poderiam beneficiar você daqueles que poderiam causar danos a você.

Prepare-se fisicamente

Através de um exame físico, podemos detectar, evitar possíveis lesões. Dessa forma, você saberá seu estado atual com muito mais precisão; que permitirá que você faça uma estratégia para atingir seus objetivos esportivos a partir do seu ponto de partida exato, além de evitar que você faça qualquer tipo de dano durante o processo.

Aquecer corretamente antes de iniciar a atividade

É essencial que a nossa frequência cardíaca aumente gradualmente a partir do nível de repouso. Para evitar lesões, não há nada como alongar os músculos e aliviar a tensão antes de começar os esportes.

É um processo de baixa intensidade com o qual preparar nosso corpo para uma verdadeira atividade.

Equipe-se com tudo que você precisa

É importante que você tenha uma equipe esportiva em boas condições. O equipamento pode ser muito útil para prevenir lesões esportivas.

Beber água suficiente

Embora seja comum esquecer, a hidratação é um passo essencial para o corpo funcionar adequadamente.

Se você mantiver um bom nível de hidratação Você estará contribuindo para que seus músculos funcionem adequadamente, sem surpresas desagradáveis. Tomar uma ou mais doses de água a cada meia hora pode ser útil dependendo do seu nível de atividade e temperatura

Certifique-se de arrefecer após o treino

Com o arrefecimento, recuperamos o ritmo cardíaco. Como durante o aquecimento, alongamentos desempenham um papel fundamental nesta parte.

Aumentar a intensidade de seus treinos pouco a pouco

Quando você quer passar para o próximo nível, é recomendável que você se lembre da regra de 10%: com base no aumento dos aspectos (peso, duração, intensidade, etc.) 10% por semana. Isso permite que seu corpo se adapte, sem risco de descansar de forma inadequada.

Não se esqueça do resto

É evidente que aqueles atletas que praticam esportes com mais freqüência são mais propensos a sofrer algum tipo de lesão.

importante tomar sessões de descanso, descansar e recuperar. Você também pode tentar diferentes atividades esportivas, envolvendo outras áreas e fazer o trabalho de diferentes partes do seu corpo.

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