Como lidar com uma terapia psicológica bem sucedida


Quando ir ao psicólogo? Como lidar com a primeira consulta e como aproveitar ao máximo as visitas sucessivas à sua consulta? O que esperar de um profissional e o que devemos saber antes de lidar com uma terapia com um psicoterapeuta?

Terapia psicológica ou psicoterapia geralmente é baseada em uma interação pessoal entre paciente e profissional como parte de um tratamento para superar algum desconforto ou gerar alguma mudança pessoal da maneira desejada

A psicoterapia é útil contra distúrbios que podem ser usados ​​em face de distúrbios como depressão, problemas de ansiedade, para resolver vícios ou para modificar pensamentos, comportamentos ou comportamentos. A terapia psicológica se concentra, principalmente, na melhoria do bem-estar e da saúde mental do indivíduo através de um acordo direto entre profissional e paciente.

É normal que a terapia psicológica ocorra pessoalmente entre um paciente e um especialista, mas às vezes , também pode ser feito por videoconferência ou, alguns, com grupos.

Existem muitos tipos de terapia Alguns podem ter pequenas diferenças entre eles, enquanto outros podem ser conceitos psicológicos ou éticos ou usar técnicas totalmente diferentes.

Quando ir à psicoterapia?

Embora a maioria das terapias hoje se concentre na sua pensamentos atuais, isso não deve levar você a pensar que ir à psicoterapia é simplesmente "falar sobre seus problemas", já que o profissional também lhe fornecerá ferramentas para trabalhar, de modo que alcançar suas conquistas não seja apenas possível, mas também mais rápido e mais barato

A psicoterapia pode ajudá-lo a entender melhor o estado de sua saúde mental, definir e alcançar com sucesso metas e objetivos, superar medos, inseguranças, regular o estresse ou superar experiências traumáticas do passado. [19659003] Um psicoterapeuta também pode ajudá-lo a diferenciar o que é inerente à sua personalidade do que é simplesmente uma atitude modificável; entender quais são os ativadores desses comportamentos que você gostaria de modificar ou estabelecer uma rotina saudável que tenha um impacto positivo em outros aspectos da sua saúde.

Mesmo se você estiver procurando melhorar suas habilidades sociais para criar ou reforçar sua amizade, com seu parceiro ou com seu trabalho

Que tipos de terapia existem?

Principalmente, a terapia psicológica é geralmente dividida em dois grandes grupos que é crucial saber desde o início:

  1. psicologia baseada em evidências. Faz uso das evidências, o produto de uma pesquisa rigorosa em termos de projeto e execução, para otimizar o processo de tomada de decisão do ponto de vista da prática médica.
  2. Psicologia como pseudociência. Eles são geralmente apresentados como ciência real. Faz uso de julgamentos, crenças ou práticas que são asseguradas como científicas mas, na realidade, incompatíveis com o método científico.

Por exemplo, a metodologia seguida pelo psicólogo Arturo Soria baseia-se em 4 dimensões científicas principais: avaliação, explicação da hipótese, tratamento e acompanhamento:

Avaliação. O primeiro passo para uma terapia funcionar é conhecer as questões importantes para o paciente. Diferentes ferramentas são usadas (entrevistas, testes, questionários …) que ajudam o profissional a se aprofundar na raiz do problema.

Hipótese. Uma vez concluída a avaliação anterior, é o passo de transmitir ao paciente os pontos-chave sobre a natureza de sua consulta. Geralmente, é a parte mais intensa para o paciente, pois envolve enfrentar seus principais medos ou ansiedades, mas é essencial entender em que consistirá seu tratamento.

Tratamento. Através de um tratamento eficaz, o paciente é capaz de melhorar o conhecimento de si mesmo, bem como do que existe em seu ambiente, o que pode estar causando as sensações que o motivaram a buscar a ajuda de um psicólogo. Um trabalho corpo-a-corpo, entre profissional e paciente, onde diferentes estratégias e abordagens são discutidas e analisadas, o que, através de um número variável de sessões, ajuda a resolver qualquer preocupação que o paciente possa ter

Follow-up. Uma vez que tenhamos iniciado ou terminado o tratamento, é importante manter contato com o especialista para garantir que tudo está indo bem. Através dessas sessões adicionais, é possível entender se tomamos as medidas certas na direção certa. Um acompanhamento bem-sucedido terá como objetivo controlar e otimizar as ferramentas apresentadas no ponto anterior.

Como encontrar um bom psicoterapeuta?

Se você não tiver um plano de saúde que inclua assistência psicológica, Você precisará encontrar e escolher um psicólogo por conta própria. Para fazer isso, você precisa estar ciente de algumas considerações:

  • Pergunte aos membros de sua família e amigos.
  • Pesquise o médico da atenção primária, o médico da família ou o provedor de cuidados primários
  • ] Contate um centro de saúde mental em sua área
  • Consulte o departamento de psicologia da faculdade ou universidade
  • Encontre uma associação psicológica em sua área geográfica

Ao selecionar seu psicoterapeuta, Você também terá que levar em conta alguns problemas que lhe permitirão fazer a melhor seleção dependendo do que você precisa resolver e das expectativas que você estabeleceu.

Você terá que saber se o seu possível psicoterapeuta:

  • Aceita novos pacientes
  • com homens, mulheres, crianças, adolescentes, casais ou famílias.
  • Se você tem uma licença.
  • Há quantos anos você está na profissão.
  • Quais são as suas áreas de especialização?
  • experimente ajudar pessoas com sintomas semelhantes aos seus.
  • A sua abordagem de tratamento. Eficácia da sua abordagem ao seu tipo de consulta
  • Quais são as suas taxas e quais são os seus métodos de coleta?
  • Que tipo de políticas se aplicam, como quando você perde uma consulta.

Apenas algumas das questões que é aconselhável ser claro antes de decidir sobre um ou outro profissional. No entanto, você deve consultar com ele qualquer assunto que lhe interesse antes de escolher

. Além disso, você pode escolher encontrar um profissional que compartilhe com você qualquer tipo de ponto comum, como religião ou cultura, por exemplo. É verdade que alguns especialistas estão mais dispostos do que outros a compartilhar esse tipo de informação pessoal, mas é sempre aconselhável tentar conhecer a pessoa que vai nos tratar bem.

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