Como mudar suas crenças para mudar sua vida

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Este é o último post da minissérie sobre modelos de realidade e crenças.

Se você se lembra, no primeiro artigo, vimos como o seu modelo de realidade (seu hardware) determina os sistemas que você pode usar em sua vida (seu software) e, portanto, seus resultados.

No segundo artigo, expliquei a você qual é o seu modelo de realidade, como você o criou desde pequeno e por que, sem perceber, durante esse processo de criação, você adotou algumas crenças errôneas ou incompletas que agora o limitam. Além disso, dei algumas dicas para que a partir de agora você filtre melhor as hipóteses sobre a realidade que você considera verdadeira.

Finalmente, neste terceiro artigo, vou falar sobre a importância de ter um bom modelo de realidade e como você pode mudar algumas crenças para que outras pessoas o alcancem.

Espero que você ache útil!

A origem de todas as suas ações

Seu modelo de realidade é o seu esquema de como o mundo funciona, e todos os dias você recorre a ele para executar três tarefas críticas:

1. Identifique as causas. Quando você analisa qualquer evento ou situação, analisa seu modelo de realidade para identificar a causa e, dependendo do que você acha que é essa causa, você age de uma maneira ou de outra.

Exemplo: imagine que você está desempregado e não consegue encontrar um emprego. Se você acredita que a causa da sua situação são políticas governamentais, você se comportará de maneira muito diferente do que se acredita que o problema é que você não está oferecendo valor de mercado suficiente.

2. Faça previsões. Antes de executar qualquer ação, você usa seu modelo de realidade para prever o resultado, e só age se acreditar que o que está pensando em fazer irá gerar os resultados nos quais está interessado.

Exemplo: se você vir uma garota desconhecida que você gosta, mas estiver convencido de que, se falar com ela, ela o rejeitará, você não dirá nada a ela; Pelo contrário, se você acha que a garota reagirá bem se você tentar conversar com ela, tentará conquistá-la.

3. Interprete os fatos. A maioria dos fatos é objetiva e não significa nada. É você quem lhes dá um sentido de acordo com o seu modelo de realidade.

Exemplo: que eles o expulsam do trabalho é um fato objetivo, eles o expulsaram do seu trabalho e período. No entanto, quem você vê como uma desgraça ou como uma oportunidade de encontrar algo melhor, determinará seus sentimentos a respeito e as ações que você tomará em seguida.

Como você pode ver, dependendo do seu modelo de realidade, você agirá de uma maneira ou de outra e, dependendo de como você age, obterá alguns resultados ou outros.

Se o seu modelo de realidade for bom, você tomará decisões sábias e conseguirá o que deseja.

Se o seu modelo de realidade for ruim, você tomará as decisões erradas e ficará frustrado, porque tudo vai ao contrário.

Por esse motivo, é essencial que você esteja trabalhando continuamente para melhorar seu modelo de realidade. Porque quanto melhor esse modelo, melhores serão seus resultados.

A pergunta é: O que exatamente é um bom modelo de realidade?

A verdade é superestimada

Muitas pessoas pensam que seu modelo de realidade será melhor quanto mais fiéis forem à realidade objetiva, à verdade. No entanto, essa abordagem tem dois problemas:

  1. Nem sempre é fácil saber qual é a verdade
  2. A verdade nem sempre leva às melhores ações e resultados

Portanto, acho que a verdade é superestimada, e que Um bom modelo de realidade é o que faz você tomar as ações que lhe trarão melhores resultados.

Deixe-me dar alguns exemplos para entender o porquê.

Exemplo 1 – Você é bonito?

É uma pergunta difícil de responder, já que a beleza é uma qualidade subjetiva. Mesmo assim, você pode tentar determinar o quão bonito você é com base nos cânones da beleza atuais, nas opiniões dos outros e em suas experiências pessoais.

De qualquer forma, mesmo que "objetivamente" você não seja bonito, acreditar que vai trazer muito mais benefícios do que "ser realista".

Você não apenas se sentirá melhor quando se olhar no espelho, mas também se comportará com mais confiança, algo que será muito atraente aos olhos dos outros e que produzirá resultados muito semelhantes aos que você teria se " certo ”você era bonito.

Exemplo 2 – Existe vida após a morte?

Poderíamos discutir isso por horas, mas no fundo não importa o que acontece quando morremos. O importante é o efeito que isso tem na sua vida de acreditar que existe algo após a morte ou que não existe.

Recentemente, minha amiga Deb disse em seu boletim que ela é ateu e que sempre acreditou que quando morríamos tudo terminava, mas que neste verão seu pai estava doente e isso o fez refletir sobre o assunto.

A idéia de que após a morte não havia mais nada a deprimia tanto que ela acabou indo à biblioteca para encontrar livros sobre a existência de outra vida para tentar mudar essa crença e se sentir melhor.

A experiência de Deborah mostra que, em casos como esse, a verdade ou "estar certo" são irrelevantes. O importante é se sentir bem, sofrer o mínimo possível e poder continuar sua vida normalmente.

Exemplo 3 – Você é o único responsável por sua situação atual?

Há algum tempo, publiquei um artigo bastante difícil, intitulado Ninguém virá para salvá-lo, no qual ele disse que você não tem o direito de culpar os outros por sua situação, porque foram suas ações que o levaram até lá e, portanto, você é apenas Onde você merece estar

Essa é a realidade?

Claro que não.

Nossas ações são importantes, mas o acaso também desempenha um papel crítico em nossas vidas.

No entanto, acredito que a crença de que ninguém virá para salvá-lo e que você é o único responsável por sua vida fará com que você obtenha melhores resultados do que acreditar que é vítima de circunstâncias e que não pode fazer nada para mudar sua situação Por isso escrevi esse post.

***

Espero que meus argumentos tenham convencido você da importância de ser pragmático e construir um modelo de realidade que gere exatamente os resultados que você deseja, e não o mais objetivo possível.

Mais adiante, explicarei como você pode mudar seu modelo de realidade para que fique alinhado com seus objetivos, mas antes disso você precisa entender como esse modelo está estruturado.

Os fundamentos do seu modelo de realidade

Embora todos vivamos na mesma realidade, existem hipóteses muito diferentes sobre o seu funcionamento.

Por exemplo, há um grande número de opiniões sobre se comer carne é saudável:

  • Algumas pessoas acreditam que não há problema em comer todos os tipos de carne, porque é um alimento muito completo que consumimos há milhões de anos
  • Há quem diga que só devemos comer carne branca, como frango ou peru, porque a carne vermelha é prejudicial
  • Temos apoiadores de que precisamos comer carne, mas sempre com moderação
  • Outros afirmam que não devemos consumir nenhum tipo de carne, porque existe uma forte correlação entre o câncer e a quantidade de proteína animal consumida

E assim, um longo etc.

Entre todas essas hipóteses sobre como a realidade funciona, sempre haverá algumas que você considera mais precisas que as outras.

Essas hipóteses vencedoras são o que chamamos crençase são as peças que formam seu modelo de realidade.

Infelizmente, escolher suas crenças não é algo que você pode fazer como quiser. Você não pode se levantar uma manhã e decidir que vai acreditar que os porcos voam porque lhe apetece.

É um processo automático que sua mente executa e foi projetado para aceitar como verdadeiras as hipóteses para as quais você tem um número maior de testes que são verdadeiros.

Esses testes são chamados referências, e eles são os alicerces nos quais seu modelo de realidade se baseia.
estrutura-modelo-realidade

Vamos voltar ao caso anterior sobre se comer carne é saudável … O que faz você optar por uma hipótese ou outra?

Bem, muito simples.

Ao longo de sua vida, você acumulou informações sobre se a carne é boa ou ruim através de suas próprias experiências e do que os outros lhe comunicaram (socialização).

Por exemplo, você pode comer muita carne em casa, e sua mãe lhe disse que, para crescer alto e forte, você precisa assar muitos bifes. Ou que um dia você fez um exame de sangue, colesterol alto e seu médico recomendou reduzir o consumo de carne vermelha. Ou talvez você tenha lido um artigo sobre a dieta Paleo que afirmava que nós, seres humanos, estamos adaptados ao consumo de carne porque somos caçadores há milhões de anos.

Toda essa informação é sua referência sobre se comer carne é saudável e eles funcionam como votos para apoiar uma ou outra hipótese.

Sua mente avalia as diferentes referências, conta os votos a favor e contra cada hipótese e seleciona aquela com a melhor pontuação, que é aquela que se torna parte do seu modelo de realidade.

Olho! Nem todas as referências têm a mesma importância, mas algumas são mais decisivas que outras.

Em geral, quanto mais confiável você considerar a fonte de uma referência, mais impacto ela terá na contagem final, sendo as experiências em primeira mão as mais influentes. E quanto mais emocional a referência (mais agradável ou mais dolorosa), mais força ela terá ao apoiar uma certa hipótese. É por isso que as crises muitas vezes provocam mudanças profundas em nosso modelo de realidade.

***

Como você pode ver, as referências contêm o segredo para mudar suas crenças e, com ele, seu modelo de realidade. No entanto, essa mudança geralmente não é simples. Vamos ver o porquê.

Por que é tão difícil mudar de opinião?

Seu modelo de realidade é um esquema dinâmico, recalculado em tempo real com base em três fatores:

  1. As hipóteses que você considera possíveis. Para que uma hipótese se torne uma crença, primeiro você deve considerá-la uma possibilidade. Se você não está aberto para o mundo funcionar de uma certa maneira, nunca poderá acreditar nele.
  2. As referências que você acumulou. Ao longo de sua vida, você acumula informações sobre como o mundo funciona, e sua mente usa essas informações para determinar quais hipóteses sobre a realidade são verdadeiras e quais não são.
  3. A maneira como você interpreta essas referências. As informações sobre o funcionamento do mundo que você acumula desde que era pequeno podem ter interpretações diferentes. A mesma referência pode servir para apoiar duas hipóteses diferentes, dependendo de como você a interpreta.

Isso significa que é possível mudar seu modelo de realidade modificando instantaneamente qualquer um dos três pontos anteriores. Por exemplo, acumular novas referências que demonstrem a veracidade de uma hipótese diferente daquela em que você acredita atualmente ou reinterpretar suas referências existentes para formar novas crenças.

Visto dessa maneira, pode parecer fácil mudar a maneira como você vê a realidade. Porém, na prática, raramente mudamos o que acreditamos.

Isso acontece porque somos programados para manter nosso modelo de realidade a todo custo.

Sua mente não está interessada no que agora considera verdadeiro mudar, pois isso significaria ter que se adaptar a uma nova realidade ainda desconhecida e aceitar que você estava errado, portanto, certifique-se de interpretar suas referências e de se comportar de uma maneira que confirme Suas crenças atuais.

Esse fenômeno é conhecido como viés de confirmação, e é o culpado que você processa o passado seletivamente e que se lembra apenas dos fatos que sustentam as hipóteses que você já considera verdadeiras.

É também a causa que, ao procurar novas referências, você sempre vai a fontes que conhece com antecedência que estão alinhadas com seu modelo de realidade e que sempre se comporta de maneira que suas ações produzam exatamente os resultados que você espera

É por isso que, quando defendemos um argumento, lembramos apenas daqueles exemplos que mostram que estamos certos. É por isso que sempre lemos o jornal relacionado à nossa ideologia política. E é por isso que, quando acreditamos que algo vai dar errado, geralmente erramos.

Essa necessidade de nosso modelo de realidade permanecer estável nos leva a um ciclo que faz com que nossas crenças se reforcem com o tempo:

crenças circulares

Quanto mais acreditamos em algo, mais ações tomamos para gerar novas referências que reforçam essa crença, e assim por diante até o infinito.

Não é fácil sair deste círculo e, portanto, achamos tão complicado modificar nosso modelo de realidade, mas felizmente também não é impossível.

Então eu vou lhe dizer exatamente como fazê-lo.

Como mudar uma crença, passo a passo

Antes de compartilhar com você as etapas para mudar uma crença, é importante que você entenda algumas coisas.

A primeira é que o processo de mudança de crenças é quase sempre um processo de substituição.

Ou seja, que uma crença não é eliminada ou uma nova é adicionada, mas simplesmente substituída por uma.

Isso ocorre porque, nesta fase da sua vida, seu modelo de realidade já está completo. Você já tem crenças sobre como todos os aspectos do mundo funcionam.

Mesmo se você nunca esteve na Mongólia, tem uma ideia de como são o país e seus habitantes. Sim, é uma crença muito fraca, porque dificilmente tem referências e, portanto, será muito fácil substituí-la, mas está lá.

A segunda coisa que você precisa entender é que, embora no artigo eu use os termos crença e modelo da realidade, em nosso dia a dia não pensamos assim. Ninguém se levanta e diz: "hmmm, eu não gosto dessa crença limitadora, vou mudar isso por esta."

Normalmente, o que queremos é mudar um comportamento ou uma sensação desagradável, ou simplesmente entender algo que nos aconteceu e com o qual não encontramos significado, e isso acaba desencadeando a mudança de crenças sem perceber. Em nenhum caso, ele funciona como uma troca de lava-louças, onde você escolhe primeiro o novo modelo em um catálogo e depois faz a substituição.

Agora que você está claro sobre esses pequenos detalhes, vamos à bagunça.

Sem mais demora: os 3 passos para mudar uma crença.

Etapa 1: Esteja disposto a mudar

Eu sei que parece clichê, mas o primeiro passo para mudar uma crença é estar aberto a essa mudança.

Pense que nem todo mundo quer mudar.

Há pessoas felizes com seu modelo de realidade atual porque já estão produzindo os resultados que desejam e não têm interesse em modificá-lo. E não há nada errado com isso.

Normalmente, o que nos leva a buscar uma mudança de crenças é a dor.

Quando os resultados que estamos obtendo em alguma área de nossa vida não nos satisfazem, começamos a considerar a possibilidade de que há algo que estamos fazendo de errado ou que está nos escapando.

Essa insatisfação nos leva a entrar em um estado em que estamos abertos a novas possibilidades ou em que começamos a procurá-las ativamente, e é aí que a mudança é possível.

No meu caso, para mudar meus hábitos alimentares e de exercícios, tive que me sentir fraco e sem energia por meses e ter uma experiência ruim jogando raquete.

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E, para encontrar a semana de trabalho de quatro horas, primeiro tive que chegar a um ponto em que eu tinha uma vida determinada e ainda não estava feliz.

Essas situações foram as que me fizeram entrar em um estado em que eu estava disposto a ouvir e tentar outras alternativas, e se você examinar sua vida, certamente descobrirá algo semelhante.

No entanto, embora a maioria das mudanças de crença tenha origem em momentos de insatisfação, nem sempre é assim.

Não é necessário ter um momento ruim ou o universo dar um tapa em você para mudar seu modelo de realidade.

Você pode estar permanentemente preparado para mudar … se cultivar a mentalidade certa.

O segredo é ser humilde e lembrar sempre que suas crenças não são verdades absolutas e imóveis, mas hipóteses sobre como você você acha que a realidade funciona, e que o mundo é um lugar tão complexo que provavelmente não é perfeito.

Você deve estar sempre aberto à possibilidade de que algo não seja o que você pensava e, quando isso acontecer, não tenha vergonha de estar errado há anos, mas sinta-se feliz por poder corrigir seu modelo de realidade, porque isso terá um grande impacto Positivo em sua vida.

Ter essa atitude leva você a um estado de mudança contínua, sempre buscando novas crenças para atualizar seu modelo de realidade e, assim, melhorar seus resultados.

Todas as pessoas que conheço que pensam assim geralmente se saem muito bem; portanto, se você aplicar apenas uma idéia deste artigo, que seja essa.

Etapa 2: encontre uma nova hipótese

Quando você estiver aberto à mudança, o próximo passo é definir em que consistirá essa mudança.

Para fazer isso, você deve encontrar uma hipótese que não faça parte do seu modelo de realidade e que faça com que você considere o seguinte:

“Ei, e se o mundo funcionar dessa maneira, e não como eu achava que funcionava até agora? E se as coisas forem assim em vez desta?

Esta hipótese alternativa pode surgir de muitos lugares …

  • De uma experiência que você vive em primeira mão
  • De uma história que você lê em um livro
  • De uma dica que alguém lhe dá
  • De um padrão que você observou
  • De uma conclusão que você chegou por conta própria

No entanto, para você considerá-la uma hipótese viável, ela deve atender a duas condições.

O primeiro é prometer melhores resultados do que o que você estava recebendo até agora, porque se você não acreditou que a nova hipótese é mais precisa do que a atual e trará mais prazer e menos dor, não faria sentido integrá-la ao seu modelo de realidade.

O segundo é seja compatível com o seu passado. Ou seja, a nova hipótese permite que você interprete tudo o que aconteceu com você anos atrás de uma maneira que faça sentido. E, se possível, para ajudá-lo a entender por que suas ações anteriores não estavam funcionando.

Vejamos um exemplo para que você possa entender melhor.

Durante os anos em que estive na Microsoft, uma vez que tive algumas economias suspensas em minha conta corrente, decidi começar a investir no mercado de ações.

Naquela época, eu acreditava que investir no mercado de ações significava comprar ações de uma empresa que você pensava que eu iria aumentar, então, seguindo minha intuição e os conselhos de minha colega de quarto, comprei ações de várias empresas.

Minhas primeiras experiências foram bem e ganhei algum dinheiro. O problema é que isso me fez pensar que eu tinha dinheiro para investir quando estava jogando cassino.

Após o naufrágio da Nokia, e cego pelos meus sucessos recentes, comprei 10.000 dólares em ações da empresa sueca porque "eles caíram muito e, no futuro, tiveram que subir sim ou sim". Mas eles não apenas não subiram, mas caíram outros 50%.

De um dia para o outro, perdi US $ 5.000, e isso me machucou tanto que entrei em um estado em que estava disposto a mudar minhas crenças sobre o mercado de ações e os investimentos.

Isso me levou a ler um livro chamado Eu vou ensinar você a ser rico, que explicava que comprar ações de uma empresa que confia que elas subam não é investir, mas especular, porque é impossível prever o comportamento do mercado. Ele também afirmou que mesmo os grandes gerentes de bolsa (exceto Warren Buffet e poucos outros) foram incapazes de superar o desempenho do mercado por vários anos consecutivos, e que o ideal era comprar um fundo gerenciado por um computador que simula um índice e não toca em seu dinheiro

Essa nova maneira de entender o mundo dos investimentos prometia melhores retornos e, principalmente, não perdia dinheiro, e explicava perfeitamente o que havia acontecido com a Nokia;

Eu digo considerar porque, neste momento, essa nova possibilidade ainda era apenas isso: uma possibilidade.

E é que, para uma hipótese se tornar uma crença e se tornar parte de seu modelo de realidade, ainda existe um último passo.

Etapa 3: validar a nova hipótese

Em qualquer área do seu modelo de realidade, a hipótese que você toma como verdadeira será a que tiver mais evidências de que é verdadeira.

Portanto, para concluir uma mudança de crenças, você precisa não apenas encontrar uma nova hipótese, mas também acumular referências suficientes para apoiá-la até chegar a um ponto em que exceda as crenças anteriores em "votos".

Existem três maneiras de conseguir isso:

1. Comportar-se como se a nova hipótese fosse verdadeira

Esse método é para dar a hipótese de que você está avaliando uma chance e agir por um período de tempo como se fosse verdade.

Isso o levará a executar ações diferentes do que estava fazendo até aquele momento, o que por sua vez produzirá resultados diferentes que permitirão avaliar se a nova hipótese é benéfica para você.

Por exemplo, quando descobri que havia um protocolo de alimentação chamado jejum intermitente que alegava que fazer duas refeições por dia (almoço e jantar) não era apenas não prejudicial ao corpo, mas que poderia ser benéfico, a primeira coisa que fiz foi experimentá-lo.

Embora nos primeiros dias tenha passado fome, assim que me acostumei com o novo sistema, percebi que isso me poupava muito tempo na cozinha, simplificou minha vida e me fez não pensar em comer o dia todo. Além disso, durante as primeiras semanas, me senti mais acordado e com mais energia do que nunca.

Todos esses sentimentos positivos se tornaram referências em favor da hipótese de que pular refeições de tempos em tempos é a melhor maneira de comer.

2. Procurando mais evidências sociais de que a hipótese está correta

Além de gerar novas experiências em primeira mão, você também pode coletar referências de terceiros que suportam sua hipótese.

As duas maneiras mais comuns de fazer isso são:

  • Localize mais pessoas que acreditam na hipótese e já estão obtendo os resultados positivos que deseja
  • Encontre livros ou artigos de especialistas que defendem a hipótese

No caso de jejum intermitente, além de tentar o método por mim, decidi investigar mais sobre o assunto.

Ao fazer isso, descobri que havia mais pessoas que a apoiavam e praticaram, algumas delas fisiculturistas e especialistas em nutrição, e que havia muitos estudos científicos que demonstraram seus efeitos benéficos no corpo.

Essas referências não foram tão influentes quanto meus sentimentos, mas também ajudaram a tornar possível a mudança de crenças.

3. Reavaliando suas experiências passadas à luz da nova hipótese

Finalmente, a terceira maneira de obter apoio para possibilitar a mudança de crenças é analisar todas as referências que você já possuía e que apoiavam a crença que deseja substituir, e tentar reinterpretá-las em favor da nova hipótese.

Isso é possível porque uma referência é apenas informação, e somos nós que a interpretamos e lhe damos significado.

No caso da minha dieta, uma das referências que apoiavam minha crença de que 6 refeições tinham que ser feitas por dia era que, quando eu comecei a comer dessa maneira, perdi peso.

No entanto, depois de conhecer a existência de jejum intermitente, percebi que não havia perdido peso porque fazer 6 refeições diárias acelerava meu metabolismo, mas porque começava a comprar alimentos mais saudáveis ​​e a cozinhar em casa. Portanto, desde que eu mantivesse esses hábitos saudáveis, o número de vezes que comia por dia não importava.

O que obtive com essa manobra foi "roubar votos" à crença de que eu queria me livrar e dar a eles a nova hipótese.

Conclusões

Seu modelo de realidade é a origem de todas as suas ações e sentimentos, e alterá-lo para melhor pode ter um grande impacto em sua vida.

Neste artigo, expliquei a você do meu jeito, sem treinamento ou PNL, como fazer essa alteração.

Como você viu, não é algo simples, mas pode ser alcançado. E mesmo que leve tempo e esforço, os resultados valem a pena.

Para mim, melhorar meu modelo de realidade é sinônimo de crescer como pessoa, de evoluir. Acredito que todo grande avanço pessoal é precedido por uma mudança de crenças, e é por isso que estou sempre procurando e capturando novas hipóteses que são mais úteis e benéficas para mim.

Essa curiosidade de aprender mais sobre o mundo e sua operação não apenas melhorou meus resultados, mas também foi uma fonte de satisfação e felicidade, e espero ter transmitido a você nesta série de posts.

Por fim, gostaria de dizer adeus com uma frase de Henry Ford que resume muito bem o poder das crenças:

«Se pensa que pode, como se pensa que não pode, está certo»

Um abraço e boa sorte!

Foto: O caminho a seguir

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