O que é a Síndrome Afetiva Sazonal e como ela afeta os freelancers – Mi Vida Freelance

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Durante os últimos quatro anos (que é basicamente o tempo que passou desde que eu emigrou da Venezuela), à medida que a temporada de inverno se aproximava, comecei a experimentar um humor estranho, especialmente negativo.

Eu poderia descrevê-lo como uma depressão, mas para ser mais concreto, no meu caso, sinto que é mais como um intenso sentimento de solidão e tristeza em que minha energia vai praticamente zero e acho mais difícil me levantar ou sair de casa. Se esse cenário é difícil para todos, a verdade é que, quando você é uma pessoa que trabalha por conta própria, é uma situação problemática.

Após pesquisar e consultar o que acontece comigo, aprendi sobre uma patologia chamada Transtorno Afetivo Sazonal (APR), descrito pela Clínica Mayo como «Um tipo de depressão relacionada a mudanças sazonais; começa e termina aproximadamente na mesma época do ano », que muitas pessoas podem começa a afetar a partir do outono e desaparece quando o inverno passa. Também pode acontecer que ocorra entre a primavera e o verão, mas é muito menos frequente.

Há muito se sabe que freelancers tendem a certos distúrbios emocionais. De fato, em um estudo realizado em um estudo publicado em 2005, foi relatado que as pessoas que trabalham de maneira independente têm mais dificuldade em se desconectar do trabalho, o que acaba causando “tensão crônica” e uma capacidade limitada de relaxar.

Se adicionarmos a isso a possibilidade de sofrer de um distúrbio de depressão que aparece e desaparece de acordo com a estação do ano, isso significa que estamos lidando com um problema sério e que devemos, em princípio, entender o que é e como podemos lidar com isso se fizermos parte da população afetada.

Obviamente, este artigo é meramente informativo. Se você sente que precisa de ajuda, não hesite em consulte um especialista em saúde mental que podem orientá-lo melhor de acordo com o seu caso. Não tenha medo de procurar ajuda.

O que causa transtorno afetivo sazonal?

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As causas específicas que resultam na TAEG não são muito claras, mas, conforme publicado pela Clínica Mayo, alguns dos possíveis fatores são:

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1. Alteração do relógio biológico:

Sendo os dias mais curtos e as noites mais longas, estamos expostos a menos luz solar, o corpo absorve menos vitamina D, que deteriora o nosso humor.

2. Queda dos níveis de serotonina:

A serotonina é um produto químico que transmite “mensagens” entre as células nervosas e está diretamente relacionado ao humor. Uma queda nos níveis desta substância devido à menor exposição à luz solar pode causar sintomas de depressão.

3. Alterações nos níveis de melatonina:

A melatonina, por outro lado, é o hormônio que intervém no ciclo do sono de maneira natural, portanto, uma alteração nos níveis dela pode produzir mudanças nos padrões de sono que alteram o estado emocional.

Também devemos levar em consideração que os distúrbios é diagnosticada com mais frequência em homens do que em mulheres, além de ser mais frequente em adultos jovens do que em adultos mais velhos.

Por outro lado, existem vários fatores de risco que podem aumentar as chances de sofrer de transtorno afetivo sazonal, como: ter membros da família que sofrem alguma forma de depressão ou SAD, esteja sofrendo ou sofra de depressão ou transtorno bipolar e finalmente, viver muito ao norte ou ao sul do equador já que os dias são mais curtos durante o inverno.

Quais são os sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal?

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Os sintomas da SAD começam durante o outono e são acentuados durante o inverno, que é quando os níveis de energia podem atingir um mínimo. Alguns dos sintomas são:

  • Ter baixa energia o dia todo, todos os dias.
  • Perder o interesse em atividades que geralmente causam prazer.
  • Dificuldade de concentração
  • Mudanças no apetite, com tendência a consumir carboidratos.
  • Aumento de peso.
  • Sentindo sentimentos de tristeza, culpa e desesperança.
  • Dificuldade em adormecer e até excesso de sono.
  • Tenha pensamentos recorrentes sobre suicídio e morte.

Para as pessoas afetadas pelo distúrbio durante a primavera e o verão, os sintomas podem variar, pois podem apresentar insônia, perda de apetite, perda de peso, ansiedade e nervosismo.

Complicações do sofrimento do transtorno afetivo sazonal

Como com outras doenças, Os sintomas da SAD devem ser tratados com seriedade. O não cumprimento dos cuidados adequados pode levar a consequências mais graves, como:

  • Isolamento e retirada social
  • Dificuldade em enfrentar compromissos pessoais, escolares e profissionais
  • Outros transtornos da saúde mental, como depressão e ansiedade graves
  • Distúrbios alimentares, como compulsão alimentar, bulimia nervosa e anorexia nervosa
  • Abuso de substâncias: álcool, drogas, etc.
  • Pensamentos e comportamentos que levam ao suicídio

Como lidar com a TAEG se você é um freelancer

Embora o Transtorno Afetivo Sazonal possa afetar qualquer tipo de pessoa, freelancers devem ter um cuidado especial com a nossa saúde mental Devido à natureza do nosso trabalho.

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Essas são algumas maneiras pelas quais você pode gerenciar sua TAEG, mas lembre-se de que quem melhor pode aconselhá-lo é um profissional de saúde mental; portanto, não hesite em perguntar a ele sobre seu caso específico.

1. Fale abertamente sobre seus sentimentos

Não se isole, não esconda o que acontece com você. Não somos máquinas projetadas para funcionar e sempre ser felizes. Converse com uma pessoa confiável sobre o que você está pensando e sentindo., normalize o que está acontecendo com você e não tenha medo de explicar.

Converse com sua família, com um amigo, com seu parceiro ou com outro profissional freelancer sobre suas emoções, peça ajuda se necessário. As pessoas que amam você com certeza vão querer ajudá-lo.

2. Participar de atividades sociais

Eu sei o que você está pensando: «Se for difícil se levantar, será mais difícil participar de um evento». Também pensei nisso e tenho certeza de que no próximo inverno vou pensar nisso. Eu também Chorei e fiquei com raiva enquanto me visto para ir a algum lugar e também cancelei qualquer plano que fiz no último minuto.

Eu fiz isso muitas vezes até perceber que nas vezes em que consegui ir a um evento me senti muito bem. E me senti bem porque não deixei o isolamento me conquistar. Eu me senti acompanhada, calma, até animada.

Se você não conhece os eventos para participar, consulte a seção de eventos do Facebook, veja se os encontros são organizados em sua cidade, inscreva-se para uma experiência no AirBNB, de qualquer maneira… Certamente você encontrará um evento que lhe interessa, não pare de ir.

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3. Estique e faça alguma atividade física

Mais uma vez, querer sair da cama e ir para casa quando está frio é DIFÍCIL, mas tente. Se você realmente não quer sair de casa, tente alongamento ou alguma atividade física que não exija deslocamento.

Você pode comprar um kit de treinamento e fazer exercícios na sua sala de estar, no seu quarto ou até no pátio ou em qualquer espaço aberto que você tiver (para que você possa respirar ar puro e receber a luz do dia).

Você também pode faça uma curta rotina de exercícios Eles não requerem nenhum tipo de máquina, mas ajudam a manter a forma durante o inverno.

A importância do exercício é que Não só melhora a sua forma física, mas também melhora a sua saúde mental. Alguns dos benefícios psicológicos da atividade física são:

  • Liberação de produtos químicos que ajudam a melhorar o humor
  • Previne o comprometimento cognitivo, ajudando a cuidar da memória e da capacidade de aprendizado
  • Alivia a tensão, ansiedade e estresse
  • Melhorar nossa produtividade e aumentar a confiança em nós mesmos
  • Ajuda a combater a insônia e a sonolência
  • Melhorar nossa concentração e tomada de decisão
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No entanto, o importante é que encontre uma atividade física com a qual você se sinta confortável. Tente diferentes rotinas e tipos de exercícios, tente se exercitar com seu parceiro ou amigo, teste, teste, teste.

Obtenha uma lâmpada de luz natural especial para TAE

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Como o Transtorno Afetivo Sazonal está diretamente relacionado à falta de luz solar e levando em conta que os freelancers tendem a trabalhar em ambientes fechados, é importante que possamos combater o problema desde a raiz.

Se você tem a possibilidade de maximizar sua exposição à luz solar em seu espaço de trabalhoNão hesite em fazê-lo. Talvez reorganizar seu escritório para ficar perto de uma janela, ir a um espaço de coworking cujos escritórios tenham janelas grandes pode ser outra opção.

Se não for possível modificar o seu escritório, também existem lâmpadas especiais para combater a TAEG. São conhecidas como lâmpadas de luz natural, lâmpadas de terapia de luz ou lâmpadas de fototerapia para tratamento de SAD.

Essas lâmpadas emitem uma luz semelhante à luz solar, que estimula o relógio biológico e ajuda a liberação de melatonina, que ajuda a combater o cansaço e melhora o humor.

Algumas dessas lâmpadas podem ser configuradas como um despertador, para simular o nascer do sol e receber uma boa dose de luz pela manhã para ajudá-lo a se levantar e se sentir encorajado. Você também pode usá-lo durante o trabalho por pelo menos trinta minutos por dia, para observar seus efeitos positivos.

Para finalizar

Não ignore suas emoções e sentimentos nem os minimize. Assim como cuidamos de nosso corpo, devemos cuidar de nossa mente. Lembre-se de que como freelancers, sempre precisamos de nossas capacidades, mas como pessoas Precisamos sempre contar conosco.

Você sofre de Transtorno Afetivo Sazonal ou acha que tem? Como você lida com isso? Compartilhe suas dicas nos comentários para ajudar um ao outro.

Sumário

O que é Transtorno Afetivo Sazonal e como ele afeta freelancers

Título

O que é Transtorno Afetivo Sazonal e como ele afeta freelancers

Descrição do produto

O Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) é um tipo de depressão relacionada a mudanças sazonais, devido à menor exposição à luz solar durante os meses de outono e inverno, o que pode ser prejudicial para freelancers e pessoas que trabalham em espaços fechados

Autor

Karen Quintero Castañeda

Publisher

Minha vida freelance

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